Santuário de Caravaggio Canela RS

Santurio de Caravaggio

Santurio

APARIO DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

A histria conta que a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, Filha de Pedro Vacchi, e esposa de Francisco Varoli, homem de mau carter e corao duro que maltratava a mulher. Na tarde de 26 de Maio de 1932, ela estava em um prado, em Mazzolengo (Itlia) colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de suportar seu marido. O conforto dela nesta aflio era a orao. Os suspiros e as invocaes me de Deus foram elevados e apareceu uma viso luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabea coberta por um vu branco, de aspecto nobre, majestoso e amvel. Grande alegria invadiu o corao da vidente e aliviou suas dores. A viso da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de gua brotou no lugar onde pousaram os ps da virgem e esta gua passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e s populaes de Milo Veneza e Constantinopla.

ROMARIA E FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO DE CANELA

A primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela aconteceu em 1960, logo depois que a Sra. Angela Rigotto doou a imagem da Santa e o Cnego Joo Marchezzi, ento proco da cidade, decidiu que a mesma deveria ficar no Parque Saiqui, hoje intitulado Santurio de Caravaggio de Canela.

No incio da dcada de 60 foi construda a Capela, onde, at hoje, so celebradas missas durante o ano todo e tambm o local em que os pagadores de promessas depositam muletas, capacetes, fotos e outras homenagens a Santa de Caravaggio.

Ao longo dos anos, casais da comunidade eram responsveis pela organizao da Romaria e Festa, que acabou se tornando o maior evento religioso da Regio.

Em 2010 foi comemorado o Cinqentenrio de Caravaggio de Canela e nestes ltimos anos o local vem recebendo novos equipamentos como o Centro de Eventos Culturais, Tursticos e Religiosos e novo restaurante.

A Romaria e Festa de Caravaggio, em Canela, tem cunho religioso e turstico, proporcionando de f e religiosidade, oferecendo aos participantes atraes de lazer e cultura, num Parque que conta com7,5 hectares de mata nativa e infra-estrutura para receber o pblico, que em 2011 passou a marca de cem mil pessoas.

A Romaria e Festa de Caravaggio um dos maiores evento de Canela e conta com mais de cem mil fiis e visitantes de vrias partes do Estado, numa promoo da Parquia Nossa Senhora de Lourdes.

Devotos

MONUMENTO DA PRECE

A imagem doada foi colocada no alto de uma pedra, entre duas mos em posio de orao.

Ali, no Monumento da Prece, como chamado, durante o ano todo devotos de Maria de Caravaggio fazem oraes e acendem velas.

Nos dias da Romaria e Festa, inmeros fiis fazem o trajeto do centro de Canela at o Santurio, pagando promessas e agradecendo por graas alcanadas, nas mais variadas manifestaes de f.

Santa

CENTRO DE EVENTOS

Com2.150m, olocal sedia eventos tursticos, de negcios e religiosos durante todo o ano e na Romaria e Festa o maior espao de gastronomia e tambm onde acontecem os shows.

Com cozinha equipada e mais de 1.800 pessoas bem acomodadas.

Centro de eventos

NOVO RESTAURANTE
Inaugurado em 2011, com vista panormica para o Monumento da Prece, o novo restaurante conta com 350 lugares.

Restaurante

IGREJA DO SANTURIO DE CARAVAGGIO DE CANELA

Este o mais novo desafio: a construo de uma Igreja, para que o Santurio passe a ser oficialmente reconhecido como tal.

O projeto est pronto e conta com rea total da construo de 1.600m, tendo capacidade para 500 pessoas sentadas.
Alm da Igreja, com sua sacristia, oratrio e coro, o projeto confessionrios e sanitrios.
A bela cpula traz a lembrana da Catedral de Caravaggio, na Itlia,

Com estilo arquitetnico neoclssico.

Depois de finalizada, a Igreja contar com um mirante e ir trazer a Cruz, um dos smbolos mais fortes do cristianismo no ponto mais alto da edificao, na cpula, onde tambm estar localizado o sino.
Os arquitetos responsveis pelo projeto, que trabalham voluntariamente, so Ticiano Bolognese, Valentine Brussius, Jadir Fabiano Pires de Souza (Papa) e Mirele Hoff.

Santurio
ORAO A NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

Santa

Lembrai-vos, purssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido que deixastes de

socorrer e de consolar a quem vos invocou implorando a vossa proteo e assistncia;

Assim, pois, animado com igual confiana, como me amantssima, Virgem das virgens, a Vs recorro; de Vs me valho, gemendo sob o peso de meus pecados, humildemente me prostro a Vossos ps. No rejeiteis as minhas splicas, Virgem de Caravaggio, mas dignai-vos ouvi-las propcio e alcanar-me a graa que vos peo.

Amm