Santuário de Caravaggio Canela RS

Santuário de Caravaggio

Santuário

APARIÇÃO DE NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

A história conta que a Virgem Nossa Senhora apareceu para uma mulher chamada Joaneta, Filha de Pedro Vacchi, e esposa de Francisco Varoli, homem de mau caráter e coração duro que maltratava a mulher. Na tarde de 26 de Maio de 1932, ela estava em um prado, em Mazzolengo (Itália) colhendo pasto para seus animais, prestes a voltar para sua casa onde teria de suportar seu marido. O conforto dela nesta aflição era a oração. Os suspiros e as invocações à mãe de Deus foram elevados e apareceu uma visão luminosa de uma mulher, vestida de azul com a cabeça coberta por um véu branco, de aspecto nobre, majestoso e amável. Grande alegria invadiu o coração da vidente e aliviou suas dores. A visão da Virgem Maria falou e consolou sua serva. Uma fonte de água brotou no lugar onde pousaram os pés da virgem e esta água passou a operar milagres. Em tempo de guerra, Joaneta tornou-se mensageira de Nossa Senhora e proclamou a mensagem de paz, primeiro em Caravaggio e depois aos governantes e às populações de Milão Veneza e Constantinopla.

ROMARIA E FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO DE CANELA

A primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela aconteceu em 1960, logo depois que a Sra. Angela Rigotto doou a imagem da Santa e o Cônego João Marchezzi, então pároco da cidade, decidiu que a mesma deveria ficar no Parque Saiqui, hoje intitulado Santuário de Caravaggio de Canela.

No início da década de 60 foi construída a Capela, onde, até hoje, são celebradas missas durante o ano todo e é também o local em que os pagadores de promessas depositam muletas, capacetes, fotos e outras homenagens a Santa de Caravaggio.

Ao longo dos anos, casais da comunidade eram responsáveis pela organização da Romaria e Festa, que acabou se tornando o maior evento religioso da Região.

Em 2010 foi comemorado o Cinqüentenário de Caravaggio de Canela e nestes últimos anos o local vem recebendo novos equipamentos como o Centro de Eventos Culturais, Turísticos e Religiosos e novo restaurante.

A Romaria e Festa de Caravaggio, em Canela, tem cunho religioso e turístico, proporcionando de fé e religiosidade, oferecendo aos participantes atrações de lazer e cultura, num Parque que conta com 7,5 hectares de mata nativa e infra-estrutura para receber o público, que em 2011 passou a marca de cem mil pessoas.

A Romaria e Festa de Caravaggio é um dos maiores evento de Canela e conta com mais de cem mil fiéis e visitantes de várias partes do Estado, numa promoção da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

Devotos

MONUMENTO DA PRECE

A imagem doada foi colocada no alto de uma pedra, entre duas mãos em posição de oração.

Ali, no Monumento da Prece, como é chamado, durante o ano todo devotos de Maria de Caravaggio fazem orações e acendem velas.

Nos dias da Romaria e Festa, inúmeros fiéis fazem o trajeto do centro de Canela até o Santuário, pagando promessas e agradecendo por graças alcançadas, nas mais variadas manifestações de fé.

Santa

CENTRO DE EVENTOS

Com2.150m², o local sedia eventos turísticos, de negócios e religiosos durante todo o ano e na Romaria e Festa é o maior espaço de gastronomia e é também onde acontecem os shows.

Com cozinha equipada e mais de 1.800 pessoas bem acomodadas.

Centro de eventos

NOVO RESTAURANTE
Inaugurado em 2011, com vista panorâmica para o Monumento da Prece, o novo restaurante conta com 350 lugares.

Restaurante

IGREJA DO SANTUÁRIO DE CARAVAGGIO DE CANELA

Este é o mais novo desafio: a construção de uma Igreja, para que o Santuário passe a ser oficialmente reconhecido como tal.

O projeto está pronto e conta com área total da construção de 1.600m², tendo capacidade para 500 pessoas sentadas.
Além da Igreja, com sua sacristia, oratório e coro, o projeto confessionários e sanitários.
A bela cúpula traz a lembrança da Catedral de Caravaggio, na Itália,

Com estilo arquitetônico neoclássico.

Depois de finalizada, a Igreja contará com um mirante e irá trazer a Cruz, um dos símbolos mais fortes do cristianismo no ponto mais alto da edificação, na cúpula, onde também estará localizado o sino.
Os arquitetos responsáveis pelo projeto, que trabalham voluntariamente, são Ticiano Bolognese, Valentine Brussius, Jadir Fabiano Pires de Souza (Papa) e Mirele Hoff.

Santuário
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

Santa

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que jamais se tem ouvido que deixastes de

socorrer e de consolar a quem vos invocou implorando a vossa proteção e assistência;

Assim, pois, animado com igual confiança, como mãe amantíssima, ó Virgem das virgens, a Vós recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso de meus pecados, humildemente me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Virgem de Caravaggio, mas dignai-vos ouvi-las propício e alcançar-me a graça que vos peço.

Amém